Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Novo golpe de hackers vietnamitas invade contas verificadas do Facebook

    Publicado por Lorrana Gomes
    há 4 anos

    Fabiano Abreu teve sua conta hackeada, soma prejuízos e há duas semanas sequer teve respostas do Facebook

    Um novo golpe no Facebook tem como alvo usuários com contas verificadas e causando transtornos a pessoas públicas e empresas com selo de autenticidade

    Desta vez uma empresa vietnamita está sequestrando contas verificadas para promover produtos e serviços. Além disso, os golpistas utilizam as informações do cartão de crédito e de cobrança associados a conta para impulsionar campanhas no Facebook. Há relatos de prejuízos acima dos 50 mil reais com posts patrocinados pelos hackers usando contas invadidas.

    O jornalista, filósofo e escritor Fabiano de Abreu teve sua conta verificada invadida pelos hackers vietnamitas. No entanto, apesar de inúmeras mensagens e apelos ao Facebook, duas semanas após o ocorrido, ele afirma que não obteve nenhuma resposta: “o Facebook não teve a menor consideração com a situação. Apesar de ter a conta verificada e ser um dos primeiros usuários da plataforma, sequer responderam. Agora meus dados estão vulneráveis e sendo usados por hackers que em meu nome promovem produtos usando meu crédito na plataforma, e nada é feito sobre isto. Coloquei os gastos que estavam fazendo em meu nome em disputa no PayPal, meio que mais uso como pagamento e, eles não levaram em consideração minha reivindicação e perdi a disputa. Um absurdo.”

    Facebook como ferramenta de trabalho

    Fabiano conta que usa a rede social para fins profissionais e que não tem recebido suporte como cliente: “o Facebook age como se fosse um poder paralelo. Eles conseguiram o monopólio das plataformas e agora sequer tem uma central de atendimento a quem usa a mesma para fins profissionais, que faz campanhas publicitárias na rede social e investe dinheiro. Toda empresa com filial no Brasil que preste serviços ou venda produtos em território nacional deveria ter um atendimento ao cliente, um suporte. Eles estão fora da lei.”

    O que dizem os especialistas

    Questionados sobre o caso, a Dra. Lorrana Gomes, proprietária do escritório de advocacia mineiro L Gomes Advogados, especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, que presta serviço para o Fabiano e as suas empresas, explicou as implicações que isto pode causar: “O que aconteceu é extremamente grave, visto que o Facebook é utilizado para fins profissionais, inclusive as páginas possuem a característica dominante de serem usadas para publicações profissionais. É cabível ação de dano moral e também material, no que tange às questões de a vítima ter o trabalho prejudicado, perder clientes (lucros cessantes) e ter diversos prejuízos devido às falhas da plataforma. Ademais, a reiteração com o problema na prestação de serviços, geralmente, eleva o valor indenizatório cabível em sede de dano moral.”


    Fonte: http://www.executivosfinanceiros.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=8007:novo-golpe-de-hackers-vietnamitas-invade-contas-verificadas-do-facebook&Itemid=381

    Acesso em 25/03/2020

    Publicado em 17/02/2020

    • Sobre o autorAdvocacia Especializada
    • Publicações12
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-golpe-de-hackers-vietnamitas-invade-contas-verificadas-do-facebook/824528913

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)